4 motivos que podem quebrar seu restaurante

Nós já comentamos bastante sobre as dificuldades de proprietários no setor de alimentação.

Segundo a Abrasel metade dos negócios não conseguem atingir 2 anos, o que é muito preocupante.

Mas quais são os principais motivos para esse insucesso?

Conseguimos definir as ameaças mais nocivas que os gestores devem ao máximo evitar?

Custos

Muitos donos de restaurantes, bares e pizzarias focam exclusivamente na receita mas esquecem dos custos.

No custo encontramos um preocupante item, ainda mais no caso de alimentação.

Estamos falando dos desperdícios, capazes de transformar a sua operação de lucrativa para negativa.

Controle os seus custos com ferramentas como Fichas Técnicas (fundamentais no seu negócio!), medidores e balanças.

Caso ainda não as tenha, saiba como implementar suas Fichas Técnicas no Restaurante clicando aqui.

Depois dessa etapa, treine seus colaboradores para o melhor aproveitamento dos insumos, disponibilizando utensílios para medições e pesos corretos.

Desperdícios na compra, recebimento, manipulação dos insumos e desorganização no estoque e compras são comuns em negócios e costumam prejudicar muito o resultado dos empresários.

Cardápio

Engenharia de Cardápio para restaurante e bar
Engenharia de Cardápio para restaurante e bar

A construção de um bom cardápio é um diferencial.

  • Seus produtos são lucrativos?
  • Eles estão organizados para serem um guia de vendas?
  • Você tem certeza que não há produtos não rentáveis no seu cardápio?
  • Quanto o seu cardápio demanda de energia para a operação?
  • Todos seus produtos vendem bastante e tem necessidade de estarem lá?
  • Já aplicou a curva ABC no seu Menu?

Novamente destacamos que implementar as Fichas Técnicas e entender a margem de contribuição de cada item do seu cardápio é fundamental.

Muitos produtos no cardápio consomem estoque, compras, perecibilidade dos ingredientes e mais treinamento de excelência em cada prato.

É melhor ser conhecido pela qualidade de poucos pratos do que pela diversidade.

Seu cliente não escolherá seu estabelecimento pela parmegiana se o concorrente tiver uma melhor.

Menos é mais, lembre-se e aplique isso.

Marketing

Muitos proprietários não conhecem, mas há varias formas de ação de Marketing, dentro e fora do seu negócio.

Cardápio, acrílicos, tvs, adegas e displays na mesa são algumas ações de Marketing Indoor ou Marketing Interno. Um treinamento de oferecimento de sobremesas também é considerado e poucos exploram.

Já para o Marketing Externo, a melhor forma de divulgação de restaurantes é ainda a famosa indicação entre amigos.

Mas para não dependermos exclusivamente dela, principalmente no começo, quais seriam os melhores canais para divulgarmos?

As redes sociais estão ai para serem utilizadas porém qual a melhor forma de explorarmos seu potencial?

Agências de publicidade? Departamentos internos de marketing? Nós sabemos que a realidade dos pequenos negócios às vezes não permite esse orçamento.

E lembramos também que as redes sociais devem ser ao máximo espontâneas.

Portanto invista em um bom celular e abuse de ótimas fotos, afinal, o que pode ser mais atraente que pratos apetitosos?

Fotos dos pratos, das bebidas, dos detalhes, da fachada, dos proprietários, de clientes conhecidos, as redes sociais são um espaço para ser autêntico e socializar.

Caso não tenha tempo ou paciência para as publicações contrate um profissional apenas para os agendamentos.

Você fica responsável por tirar e enviar as fotos enquanto ele desenvolve as legendas e monta os agendamentos.

Outro canal muito importante e às vezes esquecido por donos de restaurante é o o Google, a maior rede de pesquisas do mundo.

De lá virão seus melhores clientes, consumidores locais que já estão procurando seu produto.

Como cadastrar, recuperar, atualizar ou destacar seu negócio no Google?

Confira na nossa matéria Destaque seu Restaurante no Google.

Ouvir seus clientes

Se indicações são a melhor forma de divulgação para nosso estabelecimento, é bom que elas sejam positivas, correto?

Você sabe efetivamente a opinião dos seus clientes? Ou ainda insiste em achar que todos estão satisfeitos?

Descubra o que eles gostam, o que não gostam, pratos novos, ambiente, uma infinidade de informações que podem te ajudar.

Consultores especializados são muito importantes mas os consumidores são nossos consultores presenciais do dia a dia, ouça-os.

De perguntas do gerente à pesquisas de satisfação impressa ou online, há varias formas de implementar isso no seu restaurante, aproveite-se disso.


Além desses motivos, é muito importante que identifique seus indicadores principais, como equipe e despesas.

O gasto com equipe deve representar aproximadamente 25% do seu faturamento, enquanto despesas não deve exceder 12%.

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Um ótimo sucesso à todos.

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