As 5 questões fundamentais para negócios na gastronomia

5 questões da gastronomia

Compartilho com os empreendedores(as) da gastronomia, 5 questões chaves que a gestão precisa estar atenta para buscar sempre a melhoria da performance do negócio.

1 – Ausência de Informações

É fato e preocupa. As informações não estão disponíveis e as decisões ainda são tomadas muitas vezes de forma empírica e/ou apenas pela experiência do dono ( que é válido ).

Num mundo extremamente rápido e transformador, a informação é a moeda da excelência competitiva. Sem informação não se decide de forma correta pondo em risco o negócio.

2 – Indicadores de Desempenho

As empresas não tem esse assunto na pauta de gestão. Não existe uma rotina e um processo que seja apurado os indicadores de desempenho do negócio.

Um assunto vital para a melhoria da gestão.

Os indicadores trazem de forma cristalina a realidade do seu negócio, para que a partir disso, sejam estabelecidos os planos de ações para buscar a melhoria dos resultados. Uma vez apurado é um importante aliado para a decisão qualificada da empresa.

3 – Antecipação de Recebíveis

A antecipação deve ser sempre algo excepcional e pontual. Nunca uma rotina como vemos acontecer no dia-dia das empresas.

E o pior disso, tudo de forma automática sem analisar os reflexos destes custos e o impacto nos resultados. Identificar as causas é fundamental para estabelecer um plano de ação que possa ser revertido o mais rápido possível.

A despesa financeira gerada pela antecipação rotineira reflete no ponto de equilíbrio e nas despesas fixas. Isso é bem preocupante dentro das empresas.

4 – Ficha Técnica

Muitos negócios ainda não utilizam a principal ferramenta da cozinha.

Trata-se de um documento que visa principalmente dar o padrão de qualidade dos pratos, evitando-se com isso, um verdadeiro eletrocardiograma no paladar e na insatisfação dos clientes.

Serve também para cálculo da formação do preço de venda dos pratos.

Aprenda a montar sua Ficha Técnica clicando aqui.

5 – Lucro Zero

A pergunta que se impõem é a seguinte: Você empreendedor ( a ) sabe quantos dias sua empresa precisa trabalhar para lucro zero?

A maioria das empresas não sabe definir e responder essa questão.

Saber qual o dia que isso efetivamente ocorre é fundamental para saber qual o tamanho do meu lucro. Não esquecendo, a maioria do tempo dentro do mês é para atingir o lucro zero para dai apurar o lucro possível.

Espero que essas reflexões ajudem a melhorar os resultados e a estratégia do seu negócio.

Rolar para cima
× Entre em contato