10 dicas para abrir uma Hamburgueria

Está pensando em abrir um negócio esse ano e tem dúvidas de quais são os primeiros passos para abrir uma hamburgueria?

O negócio é lucrativo mas muitas pessoas não conseguem resultados.

Com a experiência de mais de 8 anos no mercado separamos 10 dicas (e mais algumas) para te ajudar a realizar seu sonho.

10 Dicas para Abrir um Hamburgueria Lucrativa

antes e depois de um mês de consultoria em uma hamburgueria
O que mudou, o antes e depois, com um mês de consultoria em uma hamburgueria
  1. Setor: Uma hamburgueria pode gerar ótimos lucros para quem se aprofunda no assunto e riscos para aventureiros (como qualquer negócio)
  2. Pesquisa do Cliente: Entender seu cliente, seus gostos e preferências antes de abrir o negócio é fundamental para aumentar suas chances de sucesso
  3. Pesquisa dos Concorrentes: Seu negócio não estará sozinho, por isso você precisa identificar seus concorrentes, quantos, quem são e seus comportamentos
  4. Indicadores: Você precisa conhecer os grandes números (métricas) do seu negócio e como eles “conversam entre si”, afinal é um negócio
  5. Ponto: Entendendo seus indicadores (o aluguel estará no grupo Despesa) você saberá analisar o custo benefício e teto do valor contratado
  6. Precificação: No setor de alimentação temos algumas preocupações a mais na hora da precificação, uma precificação incorreta é um enorme perigo
  7. Compras: Fundamental para o seu negócio, suas compras não poderão ser emergenciais correndo no 1° supermercado que encontrar aberto
  8. Fornecedor: Certifique-se quantos fornecedores dos seus produtos principais existem no mercado para não ficar refém no futuro
  9. Estoque: O coração do seu negócio, seu maior ativo financeiro, precisará de controle e uma ótima administração
  10. Capacitação: Em um mercado cada vez mais competitivo os bons gestores permanecem e quem não se atualiza perde competividade
  11. Equipe: Não existe uma empresa vitoriosa sem uma equipe vitoriosa (motivada e treinada)
  12. Processos: Sua empresa deve ser um sistema com fluxos de trabalho bem desenhados se não quiser ficar 14 horas por dia dentro dela
  13. Vigilância Sanitária: Estar em sintonia com as regulamentações do setor será necessário para evitar sustos e multas
  14. Equipamentos: Você encontra na matéria abaixo uma lista com os principais equipamentos
  15. Eletroeletrônicos: Você também encontra na matéria abaixo uma lista com os principais eletroeletrônicos
  16. Dimensionamento: De acordo com seu Plano de Negócios e um profissional na cozinha você conseguirá dimensionar o investimento em equipamentos com economia
  17. Plano de Negócios: Reunindo todas informações acima um Plano de Negócios dará a direção e objetivos da sua empresa assim como o investimento, capital de giro e retorno do investimento

Se considerou as etapas importantes, agora apresentamos com mais detalhes cada uma.

Queremos o melhor para o seu negócio, que entenda as regras do jogo.

Dessa forma você garante abrir uma hamburgueria lucrativa, independente do cardápio.

Se tiver qualquer dúvida envie uma mensagem no WhatsApp da nossa equipe.

Será um prazer conversar sobre seu negócio.

Dicas para abrir uma hamburgueria

Negócio hamburgueria

Você precisa tratar sua hamburgueria como um negócio.

Essa parte parece algo natural mas acredite, não é bem assim que a maioria das pessoas que entra no setor se comporta.

Independente se sua hamburgueria será de burgers artesanais, gramatura 120 gramas ou smashs, ela precisa ser pensada para gerar lucro.

E nós só conseguimos fazer isso olhando os números.

Você precisa enxergar o lucro como uma necessidade.

Isso porque um dia sua geladeira vai parar, seu computador não vai funcionar, a maçaneta da porta vai quebrar e você precisará de dinheiro para reinvestir.

Lucro é o sustento do negócio.

Por isso é tão importante conhecer seus principais indicadores, que serão:

  • CMV (Custo de Mercadoria Vendida), a soma dos ingredientes e embalagem que sua cozinha consome
  • Custo com colaboradores, todo desembolso relacionado à sua equipe
  • Despesas, todo desembolso relacionado à estrutura

Abaixo o comportamento médio deles no setor e outras atenções que precisa ter:

  • CMV teórico (não exceder 40%)
  • CMV prático (não exceder 44%)
  • Custo com colaboradores (recomendado 25-30%)
  • Despesas (não exceder 22%)
  • Aluguel (não exceder 12%)
  • Imposto de Renda (varia de 5% a 11%)
  • Plataformas de Parceiros (Ifood, Rappi, etc)
  • Margem de Lucro (meta de 15%)

É vital que esses indicadores sejam previstos e estejam bem proporcionados.

Do contrário, há o perigo real de vender bastante mas a sua conta não fechar.

Compras hamburgueria

Venda e compras de hamburgueria

Essa dica é fundamental.

Há duas principais modalidades de venda, serviço e produto.

Quando vendemos produtos teremos sempre a companhia de um indicador importante que já apresentamos, o Custo de Mercadoria Vendida.

Por isso dentro da sua hamburgueria lembre que “Não tem como vender bem se você não compra e produz bem”.

Aquelas compras emergenciais irão custar seu lucro.

Uma gestão lucrativa está no acompanhamento desse número.

Precificação para hamburgueria

Ficha Técnica para hamburgueria

Como calcular corretamente o preço de venda na minha hamburgueria?

Será através dessa ferramenta conhecida como Ficha Técnica.

Além de prover as informações necessárias para a precificação, também te permitará identificar os burger mais rentáveis da sua hamburgueria.

E essa informação terá muito valor se bem utilizada.

Produção Hamburgueria

Nós vimos a precificação que é seu CMV teórico.

Mas tão importante quanto, você está controlando as compras, os desperdícios e outra série de processos para que essa precificação aconteça na prática?

Muitos donos de restaurantes negligenciam essa etapa, que corresponde em média a 8 a 10% do faturamento.

Na matéria abaixo você pode se aprofundar um pouco mais sobre a diferença da precificação teórica x prática.

Calcule o CMV teórico com as Fichas Técnicas e depois faça o acompanhamento do CMV prático.

Entenda a diferença entre CMV teórico e prático e outras matérias que podem ajudar seu negócio:

Cliente da hamburgueria

Preocupação ao abrir sua hamburgueria

Essa pesquisa precisa ser feita antes e durante nosso negócio.

Cada produto tem um perfil de público alvo, uma percepção de valor diferente para cada cliente e é relativo aos concorrentes locais.

As preferências do cliente variam de acordo com faixa etária, costumes, gostos e região.

Empreender e abrir uma hamburgueria é um ato de realização, de colocar no mundo nossa alma, uma ideia que nos identificamos.

É saudável que o proprietário coloque um pouco da sua personalidade do negócio mas é fundamental que haja também uma atenção ao cliente.

Você já conhece os gostos do seu cliente? E mais, já conhece o que ele não gosta?

Investir um tempo nessa pesquisa é um atalho para o sucesso.

E isso não é uma receita estática pois sempre está em mudança.

Da mesma forma que o indicador CMV, esse olhar para o cliente deve permanecer após o seu estabelecimento abrir.

Você como consumidor muda? Se sim, já sabe que seu cliente também.

Assim como cada dia muda-se o mercado, surgindo novos e melhores concorrentes.

E isso é benéfico, pois permite a entrada de novos negócios continuamente.


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Mercado

Desenvolver uma leitura correta do seu mercado também é uma etapa na criação de um negócio lucrativo.

  • Quais são seus concorrentes locais?
  • Quantos são?
  • Qual é o comportamento deles?
  • Quais são os diferenciais e requisitos do seu produto?
  • Esse mercado está crescente, estagnado ou em declínio?

Fornecedor da hamburgueria

Comentamos que é muito importante comprar bem.

Além do planejamento de compras que desenvolvemos na consultoria, fundamental no sucesso do seu negócio, é importante analisar onde seu empreendimento estará localizado e quais são seus fornecedores.

  • Existem fornecedores confiáveis dos meus insumos na praça que quero atender?
  • Existe mais de um fornecedor no caso dele quebrar ou subir o preço?

Se você for desenvolver um negócio existente na região é muito provável que já existam opções de fornecedores.

Porém tome cuidado se o seu negócio for mais diferente e verifique corretamente esse item.

Estoque da hamburgueria

Atenção, a maior parte do capital da hamburgueria estará investido aqui.

O coração do seu negócio demanda cuidados importantes como um espaço apropriado, responsabilidade de acessos e controle de recebimentos.

A sensibilidade é ainda maior pois trabalhamos com produtos perecíveis.

A falta de processos aqui não tem outro caminho, significa dinheiro importante desperdiçado.

E sem uma boa gestão em estoque, possivelmente suas compras também não serão planejadas, demandando mais tempo e dinheiro.

Vigilância Sanitária para hamburgueria

Vigilância sanitária para abrir um bar

Uma boa gestão passa pela observação das regulamentações do setor.

É muito importante que ao abrir sua hamburgueria o empreendedor esteja familiarizado com as principais normas da Vigilância Sanitária, bem como as sanções de advertência, multa e interdição no não cumprimento.

Na nossa consultoria um profissional da Vigilância Sanitária aborda os principais cuidados para a conformidade do seu negócio.

Plano de Negócios para abrir uma hamburgueria

Plano de Negócios Hamburgueria

De posse dessas informações, agora é organizá-las no nosso Plano de Negócios, visualizando o como um todo.

Na parte da Entrada:

  • Qual o faturamento estimado?
  • Qual o ticket médio percebido no mercado?
  • Por quais canais internos e externos (taxas) vou vender?
  • Quais são as tributações diretas em venda?

Na parte de Investimento:

  • Qual será o cardápio?
  • Qual será o investimento em maquinário, utensílios, estrutura, decoração e licenças?

Na parte Operacional:

  • Quais serão os custos recorrentes da operação (sistema, contador, aluguel, energia, água, etc)
  • E os custos eventuais, mas que precisam ser provisionados (manutenção, depreciação, etc) para manter minha operação?

Na parte de Gestão:

  • Quais são os indicadores que quero melhorar e a base para essas metas?
  • Retorno do Investimento
  • Necessidade de Capital de Giro
  • Projeção Financeira

Maquinário e Equipe

Tanto o maquinário, as rotinas de trabalho e o espaço de cozinha e salão dependem principalmente de dois fatores:

  • Tamanho e itens do cardápio
  • Estimativa de vendas dia

Com conhecimento do seu cardápio o profissional chef de cozinha poderá dimensionar sua demanda para não precisar gastar em equipamentos que não vai usar ou em proporções exageradas.

Se tiver qualquer dúvida entre em contato com nosso chef através do WhatsApp.

Abrir uma hamburgueria

Abrir uma hamburgueria

Vencidas as informações anteriores, essa etapa é a mais gostosa, todo o conceito da sua hamburgueria.

Burgers exclusivos, autoridade, drinks diferentes e combinações de petiscos serão diferenciais em um mercado já concorrido.

Conhecimento do seu consumidor e constante observação dos seus gostos ajudará com cardápios cada vez mais atraentes.

De suma importância em outros negócios, a metodologia Engenharia do Cardápio (leia mais) ganha ainda mais aplicação em hamburguerias.

Geralmente com consumidores de faixa etária mais jovem, uma comunicação presente nas redes sociais e com a linguagem devida são importantes ativos.

Principais equipamentos para abrir uma hamburgueria

Abaixo você confere alguns dos principais equipamentos que precisará se preocupar ao abrir uma hamburgueria.

  • Freezer
  • Geladeira
  • Armários
  • Chapa
  • Panelas
  • Máquina modeladora de hambúrguer
  • Coifa
  • Liquidificador industrial

Eletroeletrônicos para abrir uma hamburgueria

Quanto aos eletrônicos para sua administração, seguem os principais:

  • 01 computador
  • 01 impressora
  • 01 linha telefônica
  • Aparelho de TV e DVD player
  • Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito
  • Equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito

Ainda faltam muitos detalhes mas com essa base esperamos que tenha entendido um pouco do nosso setor.

Capacitação e conhecimento farão seu negócio ser cada vez melhor.

Gostou do nosso conteúdo? Essas preocupações podem ajudar seu futuro restaurante?

Se sim, envie uma mensagem no nosso atendimento online e converse sem compromisso com alguém da nossa equipe.

Será um prazer ouvir sobre seu novo negócio.

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