Geralmente as crianças não gostam muito de comer as frutas e legumes. Sendo assim, muitos pais fazem tratos na base da chantagem do tipo “se você não comer esse prato de salada, vai ficar uma semana sem videogame”; tudo para ver se conseguem o feito de ver seus filhos comendo; o que é completamente errado. Essa atitude estabelece a salada como algo ruim e o videogame como algo imprescindível e incrível. Pensando nisso, vou passar alguns truques que podem ajudar nessa hora:
- Leve a criança para conhecer uma horta ou aquela conhecida experiência de plantar um feijão no algodão, mostrando a origem dos alimentos. Peça ajuda no mercado ou sacolão, para atrair a atenção da criança.
- Deixe a criança participar!!! Oferecendo algumas opções saudáveis, peça para a criança optar pelo menu do dia. Brinque com a criança, dizendo que ela é a cozinheira da vez, colocando um chapéu improvisado e um avental. Supervisione e auxilie, deixando-a colocar o queijo no molho, por exemplo. Outra experiência pode ser a de preparar as massas de bolos e pães. Deixe a criança fazer “sujeira e bagunça”, pois é isso que gostam de fazer e com certeza cria um ambiente divertido para todos.
- Comida saudável com cara de guloseima ou brinquedos. Faça “carinhas” com a comida no prato; corte os pães em formatos divertidos e, um detalhe muito importante: coloque muita cor. Explore sua criatividade em formas e cores, pois assim haverá a transformação de uma refeição monótona em uma brincadeira saudável e divertida.
Espero que essas dicas funcionem.
Faça como a leitora Thifany Rodrigues e contate-nos para sugerir um tema para nossa matéria ou para tirar as suas dúvidas e curiosidades.
Até a próxima.
Chef Felipe Alcantara
facebook: /felipealcantara
Telefone: (15) 981826176




