De acordo com uma pesquisa do Sebrae as medidas de prevenção ao COVID-19 afetaram o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas, cerca 31% do total com 75% de queda no faturamento.
Naturalmente essa situação afetou o mercado de cervejas que se enquadra neste perfil mas por outro lado estudos dizem que quem aproveita de situações de crise para investir ganha tempo, força e estrutura para alavancar os negócios quando as atividades se normalizam.
Oportunidade
Dentro deste cenário temos também o dado de que a situação com a pandemia beneficiou e acelerou processos que antes dependiam do desenrolo presencial.
Exemplo disso é a liberação da operação de uma cervejaria que ocorre com a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“A burocracia não diminuiu, mas pudemos realizar o processo todo online por meio do envio de vídeos e fotos”, disseram Rodrigo Sério e Pedro Conte sócios e proprietários da Cervejaria Pineal que está para ser inaugurada nos próximos meses em Sorocaba.
O empreendimento se trata de uma nanocervejaria dentro de um espaço coworking, “ainda não encontramos outra cervejaria registrada menor que a nossa em metragem quadrada, nem mesmo alguma outra que estivesse dentro de uma sala de coworking”, contam.
A marca faz referência à glândula cerebral Pineal, responsável pelo prazer, e os sócios prometem entregar gastronomia líquida por meio de suas cervejas experimentais. “A ideia é fazer produções pequenas, experimentais e limitadas, além dos estilos tradicionais”, explicam.
Inspiração
Na teoria dizemos que a cerveja une pessoas, na prática ela transforma vidas. Rodrigo Sério e Pedro Conte são amigos que a cerveja uniu, ambos fazem cerveja há cerca de 10 anos e por conta de encontros de grupos de produção caseira e um barril entupido, montaram a Cervejaria Pineal.
Rodrigo é engenheiro de Produção, gestor na área de Manutenção e Infraestrura e dedicado (e certificado) a fazer cerveja, busca colocar todas as ideias – nada convencionais – em prática.
Pedro estava decidido a encontrar um trabalho que pudesse trazer propósito à sua vida, chegou a pensar que cerveja não era a sua praia até… sua primeira IPA. Igualmente certificou-se. Hoje é Sommelier, Mestre em estilos e Técnico em produção cervejeira.

Alguns encontros depois, Pedro organizou uma festa de aniversário e um imprevisto com um barril entupido e a ajuda de Rodrigo os aproximou.
Por algum tempo possuíam a vontade de abrir uma cervejaria, mas nunca conversaram sobre até surgir uma oportunidade de comprar uma cozinha (equipamento para a produção da cerveja) do Sul do país. Mas não foi aqui que as coisas começaram a dar certo.
O vendedor desistiu da venda, o dinheiro era apertado e muito amadurecimento veio com as adversidades e então a cervejaria que já se chamou Capolavoro (obra-prima em Italiano), passou a se chamar Pineal.
O nome é inspirado no desejo dos dois amigos e sócios de compartilhar suas experiências cervejeiras… e também porque o Pedro ouviu o termo em um programa de TV sobre espiritualismo, encontros, troca e tudo e eles encontram – juntos – um propósito.
A cervejaria nasce com o objetivo de se tornar o meio de apreciação e troca, não é apenas pela bebida, é pela experiência Pineal. Saúde!
Cenário
É importante lembrar que o Brasil está entre os maiores produtores de cerveja do mundo e este número continua aumentando uma vez que o cenário das cervejarias artesanais se aquece a cada ano.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o ano começou com mais de 1.200 cervejarias em operação por todo o País e o estado de São Paulo concentra o maior número.
A cidade de Sorocaba acompanha este ritmo tendo um crescimento de 70% de cervejarias de 2018 para 2019, segundo o último Anuário da Cerveja disponibilizado pelo MAPA.
No Brasil não é diferente, o país está entre os maiores consumidores de cerveja do mundo e entre os 3 maiores produtores, com 14 bilhões de litros produzidos por ano. (Morado, 2017).
Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2013, a cerveja está em 68% das comemorações do brasileiro, destacando-se em relação ao vinho (IBOPE, 2013).
Segundo o SEBRAE, o mercado de cervejas artesanais está em crescimento e é impulsionado pela tendência de valorização da sensorialidade e a busca pelo prazer no consumo.
O novo pensamento refletido pelo lema “beba menos, beba melhor” está crescendo e vem atraindo e fidelizando novos consumidores, de todas as idades e gêneros, ao nicho de cervejas artesanais.