Era dezembro de 2020, em meio à pandemia, uma hamburgueria localizada na cidade de Cubatão, estado de São Paulo, fez seu primeiro contato para conhecer como funciona uma consultoria.
O motivo
O motivo era o baixo resultado financeiro da empresa, a ponto de quase conseguir pagar as contas apenas, mesmo com o reconhecimento e elogio constante dos clientes.
A consequência

O sonho do jovem Pedro e seus pais, empreendedores do negócio que nasceu com muito esforço e expectativa, terminou junto com o fechamento das portas da hamburgueria em janeiro de 2021.
A esperança era entender o que estava acontecendo e como a ajuda de uma consultoria poderia agregar.
O 1° passo
O primeiro passo da consultoria foi levantar todas as informações e indicadores financeiros da hamburgueria, receitas e custos diretos e indiretos para projetar um caminho positivo.
Metas definidas, a sequência foi precificar corretamente o produto, etapa fundamental em qualquer negócio do mundo mas muitas vezes ignorada no setor de alimentação.
“Quais itens tenho mais rentabilidade? Será que alguns itens me dão prejuízo?”
O desenvolvimento das Fichas Técnicas permitiu conhecer o esforço financeiro para produzir cada produto e identificar sua rentabilidade.
Com essa informação, aliada à Engenharia do Cardápio vieram os ajustes necessários e fundamentais para transformar o cardápio em uma vitrine de boas vendas.

Etapa concluída, o objetivo foi iniciar três pilares contínuos para uma gestão vencedora, vendas, processos e pessoas.
Na parte de vendas, a estratégia que incluem desde a divulgação dos produtos com melhor margem e recuperação de clientes perdidos à checklists de redes sociais e diferenciação em plataformas como o IFood.
Já os processos e pessoas são fundamentais para manter a qualidade, controle do desperdício e permitir que o dono possa ter mais tempo para planejar estrategicamente seu negócio.
“É comum que os donos de restaurantes, bares e hamburguerias foquem apenas em vendas, já que é o único indicador que eles conhecem. Mas fato é que existem muitos outros que interferem diretamente no lucro” avalia o consultor Rafael Andreoli.
Conheça depois esses principais indicadores clicando na matéria “10 Indicadores que afetam o lucro do seu negócio”.
Cronograma

As etapas fazem parte de um método passo a passo com um programa de 4 meses da mentoria, na qual cada semana parceiro e gestor completam um objetivo.
Resultados
Nós entendemos que gerenciar é perseguir metas.
Os indicadores são acompanhados mês a mês e no período de 30 dias apresentaram as seguintes alterações:
- Aumento do faturamento em 39%
- Diminuição do CMV real (o custo para produzir os produtos) em 5%
- Aumento da quantidade total de vendas por itens em 40%
- Aumento do ticket médio em 18%
- Aumento do lucro em 55%
E o resultado prático que a maioria dos gestores querem saber: Os proprietários da hamburgueria obtiveram R$ 1.200 a mais de lucro de um mês para o outro.
Muito trabalho ainda precisa ser feito, o CMV teórico precisa diminuir, os processos de desperdício implementados e as vendas podem aumentar em quantidade e qualidade.
Mas, mesmo com o agravamento da pandemia no mês de março, os números já indicam uma significativa melhora.
A felicidade e a esperança retornaram à família de Pedro.
Novos planos estão sendo feitos entre pais e filhos.
Para nós, não há satisfação maior em devolver essa energia à eles.
E você, quer nos contar um pouco sobre seu negócio? Dificuldades, desafios?
Converse sem compromisso com um de nossos consultores através do nosso Atendimento Online.
Será um prazer poder ouvir sua história e ajudá-lo.