O segmento da gastronomia é um dos setores mais importantes de nosso PIB e também um dos grandes empregadores do país.
Todavia, carece de maior profissionalização de suas atividades.
Sua gestão é ainda muito amadora o que põe em risco permanente a perenidade do negócio.
Estamos focados principalmente na operação ( o fazer ) do negócio.
É evidente que a operação tem que estar maravilhosa bem como sua gestão também para que a empresa possa gerar resultados satisfatórios e atender a expectativa do empreendedor.
A profissionalização das empresas é um caminho sem volta.
Colocá-la na pauta é fundamental e urgente para que a empresa possa iniciar esse processo efetivamente e assim, prepará-la a enfrentar os desafios e os humores do mercado.
Iniciar e construir a profissionalização do segmento não pode esperar que haja uma crise econômica, uma pandemia (como estamos vivendo ) para daí começar a se preocupar com o assunto.
Isso tem que ser uma prática diária para que possamos evitar a enorme mortalidade de negócios que ainda ocorrem no segmento.
O mercado e a postura do cliente estão exigindo cada vez mais das empresas um novo comportamento da gestão dos negócios, onde o amadorismo não tem mais espaço e cria oportunidades a partir da implantação de uma gestão profissionalizada.
Neste post caro empreendedor, quero provocá-lo a se questionar com as seguintes situações:
– o que melhorei a minha empresa nos últimos tempos?
– que controles que não possuo e fazem falta no meu cotidiano?
– a decisão que tomo diariamente é de forma empírica ou com base em informações?
– analiso mensalmente os resultados do negócio ou isso está longe de acontecer?
– conheço todas a ferramentas financeiras para ajudar a gerenciar e analisar as informações?
– tenho interesse em aprender o significado e a utilidade de cada ferramenta para implantar no meu negócio?
– prefiro reclamar tão somente do mercado,concorrência pelos resultados insatisfatórios do meu negócio?
– atuo mais no aspecto corretivo ou no preventivo? Onde estou neste momento?
– profissionalizar a empresa dá trabalho, portanto deixa como está? Sempre fiz dessa forma.
– analiso meus resultados apenas pelas contas pagas no mês?
– que atitudes estou tomando para a melhoria das minhas vendas e do lucro?
– busco envolver a minha equipe na busca por resultados efetivos e na redução de custos e despesas.
Acredito que as respostas às indagações acima lhe ajudarão a iniciar o processo de profissionalização de sua empresa e assim melhorar sua performance de negócio.
Sua empresa merece e cabe a você e sua equipe fazê-la melhor a cada dia.
Tem alguém que vai ficar muito entusiasmado com isso: o seu Cliente.
Bora iniciar esse processo imediatamente?