Uma das preocupações estratégicas para que pequenos negócios sobrevivam no mercado competitivo reside no fato destes não possuírem informação e indicadores que meçam sua operação.
A grande maioria destes negócios não possuem informação atualizada e gerenciada para a tomada qualificada de decisão. Isso é preocupante e põe em risco o futuro da empresa.
Neste ambiente de negócios ainda se decide, na grande maioria das vezes, pela experiência ( é muito válida ), intuição, do que ter informação e um indicador de desempenho efetivamente apurado e efetivamente avaliado.
O indicador de desempenho torna visível uma atividade que muitas vezes não era conhecida de forma adequada e quando apurada causa surpresa.
A apuração de indicadores de desempenho do negócio é uma atividade estratégica da gestão e portanto deve ser realizada de forma efetiva.
Quando digo efetiva, é medir rotineiramente, continuadamente e principalmente seja utilizada para a tomada decisão. Não há decisão qualificada sem informação apurada de forma correta.
Criar dentro dos pequenos negócios a cultura interna de medir ainda é um desafio a ser buscado.
Quebrar as barreiras e paradigmas são os primeiros passos para iniciar sua implantação.
O empreendedor precisa compreender que os indicadores de desempenho são os sinais vitais de uma organização e que sem eles corre-se o risco de causar prejuízos significativos ao negócio.
O pior de tudo isso é que a empresa que não dá a importância aos seus indicadores internos não gerencia de forma eficiente seus processos.
Além de medir de forma constante é necessário que haja planos de ações para cada indicador medido no sentido de melhorá-lo ou reduzi-lo conforme o caso.
Todavia, a palavra de ordem para um mundo extremamente veloz e de transformações constantes, é medir e ter a melhor informação para que o processo decisório seja eficaz.
Para que isso aconteça de forma fluida, é necessário mobilizar a equipe de trabalho para ajudar neste processo.
É mostrar ao time que os indicadores não servem apenas para controle e sim como um processo que ajudará a empresa definir as estratégias para busca por melhores resultados quantitativos e qualitativos. É um processo de melhoria contínua.
Os grandes desafios a serem superados para implantar um programa eficiente de indicadores de desempenho esbarram em algumas causas que acabam atrapalhando sua implantação.
E quais seriam essas causas? Se não vejamos alguns: medo da informação, não saber interpretar a informação e o que ela quer dizer, medir é ameaçador, ausência de comprometimento da equipe para ajudar a medir, falta de rotina, ausência de liderança.
Os empreendedores precisam ter em mente que decisões por “achismos” não servem para organização e para um ambiente extremamente competitivo e exigente que vivemos. É um risco permanente de dar errado.
Um programa adequado de implantação de indicadores de desempenho agrega valor ao negócio. Medir adequadamente é o caminho para sabermos se estamos removendo ou não as causas do baixo desempenho.
E mais, a medição deve ser a mola propulsora para motivar a melhoria da performance. Não melhoramos daquilo que desconhecemos. E o que desconhecemos devemos apurar.
Outro aspecto importante que os indicadores trazem é que a empresa possa agir preventivamente e não apenas apagando incêndio diariamente, gerando aumentos de custos e despesas.
Que tal iniciar um programa de implantação de indicadores de desempenho em sua empresa para torná-la diferenciada e melhorar sua lucratividade?
Uma dica importante: A informação é a moeda da excelência competitiva. Não esqueçam disso.
Pensem com carinho sobre esse assunto. Talvez a melhoria de sua empresa passe por aí.
A empresa mede seus indicadores de desempenho ou não? Que dificuldades você encontra para implantá-la na sua empresa?