Mas afinal, quanto vale um cliente satisfeito?
Estamos investindo esforços para conhecer sua opinião, suas críticas ou sugestões?
E na outra ponta, quanto vale um cliente insatisfeito?
Um dos maiores especialistas em marketing do mundo, o norte-americano Philip Kotler já afirmava:
“Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo”
Restaurantes investem um grande esforço em estrutura, montagem de equipe de trabalho, treinamento, compra de ingredientes e manufatura em produtos e serviços, gerando às vezes ainda clientes insatisfeitos.
E quais esforços esses gestores desenvolvem ou implementam para conhecer o que seus clientes gostam e o que não gostam?
Não é fundamental identificar o motivo que pelo qual um cliente, após todo esse esforço, teve uma má experiência no estabelecimento?
Pode ser um garçom de mal humor, a falta de itens no cardápio por esquecimento do gerente ou um erro técnico da cozinha.
E quanto à limpeza do salão, a disposição dos utensílios e higiene dos banheiros?
Pensando nessa comunicação permanente entre cliente e negócio, conhecemos uma solução que pode ajudar bastante na melhoria contínua do seu estabelecimento.
A Avalye é uma empresa de tecnologia que desenvolve essa ponte, reunindo todas as informações colhidas pelo estabelecimento em um painel disponível para o gestor.
Além do feedback dos clientes, o sistema permite que o dono do estabelecimento escolha uma recompensa para o cliente que responder, assim como também escolher o dia da semana que essa cortesia pode ser resgatada.
A ação pode ser utilizada para estimular o cliente a retornar em um dia de menor movimento por exemplo.
Outro dado interessante é que o sistema identifica seus clientes com base na teoria NPS e compara seus indicadores com o dos concorrentes que utilizam a plataforma, mapeando onde seus pontos podem estar mais fracos no mercado.

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