Quero empreender na área de alimentos: Por onde começar?

quero-empreender-na-área-de-gastronomia

Para ter um restaurante não basta somente ter um sonho ou gostar de cozinhar, existem outros fatores que devem ser considerados antes de dar os primeiros passos.

O setor de alimentação do Brasil é o 5º maior do mundo, empregando mais de 220 mil pessoas.

Hoje, um a cada três brasileiros se alimentam fora de casa, fazendo com que o setor movimente 170 bilhões de reais ao ano, segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

O mercado de alimentos e bebidas representa 10,1% do PIB nacional, e prevê expansão de cerca de 10% ao ano. Tamanho crescimento do mercado se deve a modificação do padrão social do brasileiro.

A estrutura das famílias vem sofrendo mudanças significativas com o crescimento do número de domicílios de pessoas solteiras e de casais sem filhos, conforme dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como vemos, o mercado de alimentação fora de casa no Brasil está aquecido, apesar das dificuldades da economia nacional. Mas, se o mercado está tão bom assim, por que tantos estabelecimentos fecham?

Segundo dados da ABRASEL, 35% dos estabelecimentos de alimentação fecham antes de completar 1 ano; 50% dos estabelecimentos fecham nos primeiros 2 anos, e somente 3 em cada 100 restaurantes chegam a 10 anos de funcionamento.

A falta de planejamento e o pouco conhecimento em gestão são apontados como os principais fatores para o fechamento desses estabelecimentos.

O nosso objetivo é mostrar quais os primeiros passos você deve dar para empreender com segurança, e não cometer os mesmos erros, transformando o seu sonho em um verdadeiro sucesso.

Capacite-se

“Ter um restaurante não tem relação direta com saber cozinhar, por exemplo, mas sim com saber administrar. Tem que ter habilidade de gestão”.

Célio Salles, Presidente do Conselho de Administração Nacional da ABRASEL.

O conhecimento em gestão empresarial é fundamental para ter sucesso no setor de alimentação. Cada segmento de mercado envolve funções, estratégias e necessidades gerenciais diferentes e, com os negócios no setor de alimentação ocorre o mesmo.

Conhecer sobre produção, controle de estoque e logística é tão ou mais importante quanto saber cozinhar.

Tenha um Plano de Negócio

Uma parcela considerável dos empreendedores sofre do mesmo costume: após tomarem a decisão de empreender, abaixam a cabeça, arregaçam as mangas e colocam a mão na massa.

Embora esta prática tenha dado certo durante anos, temos que lembrar que passamos por um momento peculiar da economia e, mais do que nunca, o seu projeto precisa estar bem detalhado para que ele se materialize da forma correta.

É muito importante alertá-lo que esta fase de planejamento é primordial no seu negócio pois, após inaugurado o seu restaurante, é comum termos uma grande dificuldade em sentar com calma e planejar as ações, principalmente, quando se inicia de forma desorganizada.

Listamos abaixo as questões que você deve responder antes de tirar seu projeto do papel:

1- Qual o tipo de clientela eu quero atender?

2- Qual será o meu cardápio?

3- Qual o capital de giro necessário?

4- Quais serão meus custos fixos?

5- Qual o local mais adequado?

6- Quais equipamentos são necessários?

7- Quantos e quais funcionários vou precisar?

8- Qual será o meu diferencial para superar os concorrentes?

9- Quais medidas devo tomar para legalizar meu restaurante?

10- Qual profissional devo contratar para estruturar o meu negócio?

Um consultor de negócios em alimentação pode te ajudar na tomada de decisões e em todo planejamento do seu negócio!

Rolar para cima
× Entre em contato