Qual a importância (urgente!) do seu restaurante estar no Google?

Como a maior rede de pesquisas do mundo, o famoso Google, pode ajudar restaurantes, bares, pizzarias e hamburguerias a conseguirem novos clientes permanentemente?

Você deve conhecer o Google, correto? Pode ser que inclusive tenha conhecido o nosso portal através de pesquisas na internet.

Enquanto outras ações de Marketing são importantes dentro do seu negócio para gerar vendas internamente, o Google e as redes sociais podem ser considerados como as melhores ferramentas para alcançar novos clientes no segmento de alimentação.

Caso tenha interesse, leia depois a matéria Guia Completo de Marketing para Restaurantes e Bares para aproveitar o máximo de ações dentro do seu negócio.

Retornando ao nosso assunto, se pudéssemos rapidamente atribuir uma temperatura “mais quente” entre o público das redes sociais e do Google, qual cliente você acha que estaria mais pronto para consumir no seu estabelecimento?

Redes Sociais x Google para Restaurantes

O cliente que está nas redes sociais com o qual você está disputando atenção com anúncios e publicações dos familiares ou o cliente que já está procurando um serviço que você oferece no Google?

Evidente que o público do Google e ocorre que muitos donos de estabelecimentos focam apenas nas redes sociais.

As redes sociais demandam muito tempo e dinheiro com publicação de fotos e conteúdo enquanto no Google estão os clientes “já aquecidos.”

Com o uso cada vez maior de dispositivos móveis e melhores sinais de internet, os usuários estão buscando informações fora de casa, possivelmente já dentro do carro, prestes a escolherem onde irão almoçar ou jantar.

E quantas vezes você já presenciou as pessoas ficarem com dúvida de onde pedir o delivery? Elas recorrem na última hora ao Google e não Facebook/Instagram.

Google Mapas

Lançado em 2014, o Google criou uma ferramenta que pode ajudar donos de restaurantes, bares e empresas do segmento a aparecem com destaque no Google.

Além do gerenciamento de todas as informações atualizadas o proprietário pode publicar  novidades, acompanhar relatórios de acessos e interagir com os seus clientes.

E o mais importante: Quanto mais atualizada e atuante sua empresa é nessa plataforma, mais ela é melhor posicionada pelo Google a médio prazo.


Insights ou Informações

Relatório Google para restaurantes

Com a criação do seu negócio feita corretamente, o Google começará a entregar informações muito importantes que listaremos abaixo.

Como os clientes pesquisam sua empresa

O proprietário do restaurante conhecerá quantas pessoas através do Google encontram sua empresa por:

  • Pesquisa direta: Clientes que encontram seu negócio ao pesquisar o nome ou o endereço da sua empresa
  • Descoberta: Clientes que encontram encontram seu negócio ao pesquisar um produto ou um serviço que você oferece

Com essas informações é possível descobrir quantas pessoas buscam por sua marca no Google. Você consegue imaginar quantas pessoas buscam sua marca?

E mais, descobrir quantas pessoas estão buscando algo que o seu estabelecimento oferece com a descrição das principais palavras utilizadas!

Ações de Clientes

Relatório de ações no Google para restaurantes

Com esse painel saberemos as principais ações que as pessoas, ao encontrarem sua marca no Google, fazem:

  • Acessam seu Website (Caso não tenha temos uma surpresa para você no final)
  • Ligam para o seu estabelecimento (Imagine aqui que seu telefone está desatualizado no Google)
  • Solicitam rotas pelo Google para ir diretamente no seu estabelecimento

Com essa última informação também conhecemos a origem dessas rotas, identificando as principais cidades.

Como muitas pessoas utilizam o dispositivo Android nos celulares (que é do Google) você também tem acesso à informações dos horários e dias de maior movimento no seu negócio (essa parte podemos ficar até assustados né?).


Publicação de Fotos

Através desse recurso no Google, é possível publicar fotos, pratos, criar eventos e promoções que aparecerão toda vez que alguém digitar a sua marca.

Uma ação similar às redes sociais, desenvolvido para atrair cada vez mais a atenção dos usuários na plataforma.

Avaliações

Avaliações no Google para restaurantes

Receba no e-mail as avaliações registradas pelos usuários do Google quando visitam seu estabelecimento.

Você sabe o que as pessoas estão falando sobre sua marca no Google? Você pode não saber, mas toda vez que algum cliente encontra seu negócio no Google, os comentários e avaliações estarão lá publicamente.

Além de ser uma excelente fonte de Feedback para melhorar sua administração, você também pode interagir com os comentários, respondendo-s individualmente.


Website

A etapa final dessa ferramenta permite que você tenha um site próprio com todas as informações principais da sua empresa, com fotos, novidades, telefone e depoimentos dos seus clientes.

Para quem tem conhecimento sobre servidores, é possível que esse website criado pelo Google seja hospedado diretamente no seu domínio.

Ou seja, quando alguém acessar por exemplo www.restaurantedoleitor.com.br encontre um lindo site (mas básico) com bonitas fotos do seu estabelecimento.


Importante

Como a plataforma está em constante mudança, há sempre novidades surgindo e mais recursos sendo adicionados para trazer mais resultados para quem a utiliza.

Se o Google está investindo tempo e dinheiro na plataforma é importante que a acompanhemos de perto.

Por ser uma ferramenta recente e ainda não tão explorada, poucas empresas a possuem atualizada e movimentada.

Isso quer dizer que apenas com a criação e configuração correta das informações da sua empresa você já ganhará resultados de audiência.

Porém, com cada vez mais usuários, a concorrência aumentará e a utilização de todos os recursos da plataforma, como publicação de novidades, fotos novas, interação com usuários e definição correta das categorias, será um diferencial.

Quanto mais cedo você tem presença digital forte nas redes, mais bem posicionado você ficará antes dos seus concorrentes. Lembre-se disso.


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