Uma carta de Cervejas Artesanais | O que posso oferecer ao meu cliente?

CENÁRIO

Não é de hoje que o mercado de cerveja artesanais vem crescendo no Brasil e no mundo. Mesmo em países ou regiões tradicionalmente cervejeiras como o da Alemanha ou Reino Unido, vive-se um novo e empolgante momento devido ao crescimento das micros cervejarias.

No Brasil o número quintuplicou em menos de uma década e hoje são quase 1.400 cervejarias registradas segundo o levantamento do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de 2020.

Esses números refletem que o consumidor brasileiro “está com sede” e disposto a experimentar novos aromas e sabores na “cervejinha”, abrindo uma oportunidade para bares e restaurantes.

Oferecer cervejas especiais é uma forma de aumentar o ticket médio dos consumidores, além disso, clientes que procuram uma variedade de marcas e estilos de cervejas tendem a ser mais fiéis ao estabelecimento onde a consumiram.

Isso porque cerveja artesanal é muito mais que uma bebida de entretenimento, é uma experiência que se compartilha.

Em meio a tantas opções no mercado, donos e bares e restaurantes muitas vezes não sabem por onde começar ou têm aquela convicção que “o meu público gosta é de cerveja gelada!” e a ideia de oferecer uma carta de cervejas, como temos as de vinhos, é “engavetada”.

POR ONDE COMEÇAR?

Como harmonizar cervejas artesanais no meu restaurante
Como harmonizar cervejas artesanais no meu restaurante

Algumas dicas são importantes para montar uma carta de cervejas artesanais:

Atinja seu público: procure opções viáveis e que agrade os perfis de consumidores e ocasiões que ocorrem em seu estabelecimento. Por exemplo, qual estilo de cerveja acompanharia aquele happy hour da firma ou qual seria mais indicada para um jantar romântico?

Variedade de estilos: são mais de 150 estilos de cervejas segundo o BA 2021 (guia americano, Brewers Association, um dos mais utilizados e consultados no mundo)! Variedade não significa ter 5 Premium Pilsen ou 10 IPAs, e sim atender a diversos perfis sensoriais que a cerveja pode oferecer: escuras, claras, avermelhadas, amargas, mais maltadas, sours (azedas), enfim as possilibidades são imensas.

Cerveja boa, é cerveja fresca!: busque fornecedores que consigam entregar um produto fresco e com boa logística. Cuide do armazenamento dos seus produtos! Apoie as cervejarias locais, a tendência de consumir local continuará em alta nos próximos anos e com as cervejas especiais não é diferente!

Crie um cardápio atrativo: o cardápio deve oferecer informações básicas (teor alcoólico, estilo, origem, etc…)para que o consumidor se interesse pela cerveja. Não deve ser um livro, com muitos detalhes e cansativo. Procure descrições curtas e que chamem a atenção. Em caso de dúvidas, o consumidor irá procurar a equipe do restaurante/bar.

Treine sua equipe: não adiante escolher as melhores cervejas e sua equipe não está preparada para vender! Um treinamento simples pode fazer a diferença, capacitando a brigada do seu estabelecimento a oferecer a cerveja mais adequada aos seus clientes.

CERVEJA E COMIDA, POR QUE PRECISO PENSAR NISSO?

Devido a sua variedade de aromas e sabores a cerveja possui a maior amplitude de interação e harmonização com comida do que qualquer outra bebida.

Ainda pouco explorado por bares e restaurante em geral, a harmonização de cerveja e comida gera experiências marcantes para os consumidores.

A cerveja pode combinar com o petisco, porções, pratos elaborados ou sobremesas!

Indicar sugestões de harmonizações no cardápio despertará a curiosidade dos consumidores, aumentando novamente o ticket médio e, com certeza, será uma experiência que o cliente irá dividir com seus amigos e familiares, estando disposto a repetir na próxima visita.

Na forma de vender a harmonização pode-se criar combos fixos, combos para ocasiões/datas especiais (ex: festival de inverno, dia da pizza) ou até sugerir um jantar harmonizado completo!

Com um pouco de criatividade as opções são diversas!

O PAPEL DO SOMMELIER

O principal papel do Sommelier de cervejas é servir! E com excelência!

Isso significa muito mais do que indicar a cerveja certa para o momento ou prato certo! Acima de tudo é descomplicar a cerveja, pois estamos falando de uma bebida historicamente popular e de todos!

É se preocupar com a experiência do cliente, garantir que todos aproveitem seus copos e sintam que a cerveja foi a ideal!

Um bom Sommelier sabe encantar o cliente, sabe transmitir conhecimento e instigar as pessoas a conheceram mais do mercado das cervejas artesanais, criando no bar e restaurante um pequeno recanto de cultura cervejeira! Saúde!

Rolar para cima
× Entre em contato